Tipologias das Ações de Extensão



Para facilitar a operacionalização das atividades de extensão, informamos a padronização terminológica definida pelos órgãos competentes e que deverá ser utilizada na Faculdade Mineirense – FAMP:

1. CURSO – Conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, planejadas e organizadas de maneira sistêmica, com carga horária definida e processo de avaliação formal. Inclui oficina, workshop, laboratório e treinamentos.Os cursos podem ter, no mínimo, 8 horas. Podem ministrar os cursos de extensão: professores da Faculdade Mineirense, docentes de empresas parceiras, demais profissionais com competência reconhecida na docência. Cursos não podem ser registrados como projetos, embora sua elaboração envolva a existência de um projeto operacional.

2. EVENTO/ATIVIDADE – Ação de interesse técnico, social, científico, esportivo e artístico, caracterizado como atividades de curta duração como: palestras, seminários, exposições, debates, fóruns, visitas técnicas, feiras e outras atividades que favorecem a disseminação do conhecimento científico. Os eventos devem ter, no mínimo, 4 horas e, no máximo, 20 horas.

3. PROJETO– Conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico. Essa definição incorpora terminologias anteriormente usadas, como projeto de ação social e comunitária, projeto de integração docente-assistencial, projeto de base tecnológica, projeto cultural e suas variáveis. Os projetos são desenvolvidos ao longo do ano e podem ser renovados a cada ano.Deverão ter, no mínimo, 10 horas e, no máximo, 20 horas.

 

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades sobre cursos e demais informações.