SQLSTATE[23000]: Integrity constraint violation: 1062 Duplicate entry '2900' for key 'PRIMARY' FAMP FACULDADE Extensão

Extensão

Apresentação

A política institucional de Extensão é desenvolvida com base na Proposta Pedagógica e tem como função principal atuar junto à Direção Acadêmica e Coordenadores de Curso para fortalecer a missão institucional de “atuar junto às comunidades carentes de seu entorno, para fomentar o crescimento em termos de conhecimento e de cidadania, atuante e auto suficiente na solução de problemas”.

A Extensão universitária é a possibilidade que o acadêmico tem de colaborar com a sociedade, socializando conhecimento. Em contrapartida, ao colocar o seu conhecimento em prática, o acadêmico ganha experiência para adentrar ao mercado de trabalho mais preparado. A apresentação das informações dessas atividades junto ao público interno e externo deve ser padronizada segundo as diretrizes e normas da IES.

Diante dessa concepção e do grande significado social da extensão, essa publicação tem o objetivo de auxiliar as coordenações de cursos, professores e acadêmicos na elaboração dos projetos, atividades de extensão e eventos, bem como permitir o acesso direto às informações necessárias à execução das ações de extensão.

A política institucional de extensão da FAMP – Faculdade Morgana Potrich é desenvolvida com base na indissociabilidade do tripé que sustenta o ensino superior – Ensino – Pesquisa – Extensão, fomentando a missão institucional que visa “oferecer um entorno acadêmico adequado que possibilite a formação de profissionais competentes e socialmente responsáveis” (Plano de Desenvolvimento Institucional, 2016).

A extensão consiste em um processo interdisciplinar que promove a interação entre a instituição de ensino superior com a sociedade. É uma oportunidade que o acadêmico tem de socializar o conhecimento, contribuindo concretamente com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida a IES. Através dessa interação de aprendizado mútuo o aluno, a sociedade e a instituição crescem juntos.
Para entrar em contato com o departamento de extensão para qualquer dúvida - extensao@fampfaculdade.com.br Telefone: 3672-0007, Ramal 2007.

Luíza Carvalho Martins
Jaqueline José de Oliveira
Coordenadoras de Extensão
Portaria nº 028/DG/2016.

2. LINHAS TEMÁTICAS
Atividades extensionistas devem ter caráter educativo, social, cultural ou tecnológico com objetivo específico e inseridas em uma das seguintes linhas temáticas que estão contidas no programa de apoio à extensão universitária 2016, proposto melo Ministério da Educação por intermédio da SESu/DIPES em parcerias multiministeriais. (PROEXT, 2016)
Linha 1 - Educação
Linha 2 – Cultura e arte
Linha 3 – Promoção à saúde
Linha 4 – Desenvolvimento urbano
Linha 5 – Desenvolvimento rural
Linha 6 – Estágios interdisciplinares de vivência
Linha 6 – Redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza
Linha 7 – Preservação do patrimônio cultural Brasileiro
Linha 8 – Direitos Humanos
Linha 9 – Promoção da igualdade racial
Linha 10 – Mulheres e relações de gênero
Linha 11 – Esporte e lazer
Linha 12 – Comunicação
Linha 13 – Desenvolvimento regional: inclusão produtiva, defesa civil e acesso à água
Linha 14 – Justiça: Cidadania, Inclusão e Direitos
Linha 15 – Ciência, tecnologia e inovação para inclusão social
Linha 16 - Meio ambiente e recursos naturais
Linha 17 – Relação entre estado e sociedade, promoção da participação social e políticas para a juventude.
Linha 18 – Modernização da gestão pública.
3. DOCUMENTAÇÃO
Qualquer ação extensionista realizada por acadêmicos da FAMP – Faculdade Morgana Potrich deve ser registrada junto ao departamento de extensão de acordo com o caráter da ação.
3.1 CURSO – Conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, planejadas e organizadas de maneira sistêmica, com carga horária definida e processo de avaliação formal. Inclui oficina, workshop, laboratório e treinamentos. Os cursos podem ter, no mínimo, 8 horas. Podem ministrar os cursos de extensão: professores da FAMP – Faculdade Morgana Potrich, docentes de empresas parceiras, demais profissionais com competência reconhecida na docência. Cursos não podem ser registrados como projetos, embora sua elaboração envolva a existência de um projeto operacional. A documentação do curso de extensão deve ser requerida no próprio departamento.
3.2 EVENTO/ATIVIDADE – Ação de interesse técnico, social, científico, esportivo e artístico, caracterizado como atividades de curta duração como: palestras, seminários, exposições, debates, fóruns, visitas técnicas, feiras e outras atividades que favorecem a disseminação do conhecimento científico. Antes do evento, preencher o formulário de registro de evento on-line, aguardar retorno do departamento de extensão com a autorização para a realização do mesmo. No caso de visita técnica, baixar o arquivo “Autorização de visita técnica” em anexos, preencher e entregar assinado no departamento de extensão, juntamente com a autorização do responsável do local que será realizado a visita técnica. Após o evento/atividade baixar o arquivo “Relatório de Atividades” em anexos, preencher e entregar junto ao departamento de extensão para a emissão dos certificados.
3.3 PROJETO – Conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo definido e prazo determinado, atendendo uma das linhas temáticas do item 2.0. Serão lançados dois editais para projetos de extensão por ano. O edital e o modelo do projeto se encontram em anexos. Cada ação do projeto deve ser documentada por meio do anexo “relatório de atividade”, os relatórios de cada atividade devem ser entregues junto ao departamento de extensão quando 50% do projeto realizado e o restante ao término da realização do mesmo.


Luíza Carvalho Martins
Jaqueline José de Oliveira
Coordenadoras de Extensão
Portaria nº 028/DG/2016.

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades sobre cursos e demais informações.